RADIO NOVO TEMPO

domingo, 8 de março de 2015

LIÇÃO 11: ROUBO DE IDENTIDADE!

TEXTO CHAVE: E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.  E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao SENHOR. 
E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. 



ESTUDANDO A HISTÓRIA: A história de Jacó e Esaú é o primeiro caso documentado de roubo de identidade. Na época, Isaque tinha cerca de 138 anos de idade. Sabendo que sua vida estava quase no fim, ele chamou seu filho mais velho, Esaú, a fim de transferir uma bênção para ele. Na cultura antiga, o filho que nascia primeiro recebia uma porção dobrada da bênção,' porque era sua responsabilidade cuidar da família após a morte do pai. Desejando essa bênção. Jacó tramou com sua mãe, Rebeca o roubo da identidade de seu irmão.
Alguns temas se evidenciam nesta história, que são particularmente relevantes para os adolescentes de hoje. Em primeiro lugar, há o tema da identidade. Satanás é mestre em roubar a identidade espiritual das pessoas. Lembra-se das palavras que ele usou para tentar Jesus no deserto? "Se você é 0 Filho de Deus..." [Mateus 4:3, ó].
Outros temas relacionados à história são o adiamento da recompensa, ou seja, aguardar com paciência aquilo que lhe foi prometido, e a questão da integridade. Ao estudar esta lição, você vai perceber que esses assuntos têm muito que ver com a vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário