RADIO NOVO TEMPO

sábado, 27 de setembro de 2014

4º TRIMESTRE LIÇÃO 1: CONHECENDO A SI MESMO!

VERSO BÍBLICO: "Você vem contra mim com es­pada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você de­safiou"! Samuel 17:45.

FLASH: "Posto que a vida do cristão deva ser caracterizada pela humildade, não deveria assinalar-se pela tristeza e de­preciação de si mesmo. É privilégio de cada um viver de tal maneira que Deus o aprove e abençoe. Não é da vontade de nosso Pai celestial que sempre este­jamos sob condenação e trevas. O an­dar cabisbaixo e com o coração cheio de preocupações não constitui prova de verdadeira humildade. Podemos ir a Jesus e ser purificados, permanecendo diante da lei sem opróbrio e remorsos." - O Grande Conflito, p. 477.



ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Davi perguntou aos soldados que esta­vam ao seu lado: 'Oque receberá o homem que 'matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?'
Repetiram a Davi o que haviam comentado e lhe disseram: 'É isso que receberá o homem que matá-lo'.
Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e pergun­tou: 'Por que você vero até aqui? Com quem deixou aque­las poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha'.
E disse Davi: 'O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar?' Ele então se virou para outro e perguntou a mesma coisa, e os homens responderam-lhe como antes. As palavras de Davi chegaram aos ouvi­dos de Saul, que o mandou chamar.
Davi disse a Saul: 'Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo Irá e lutará com ele!
Respondeu Saul: 'Você não tem condições de lutar contra esse filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade'
Davi, entretanto, disse a Saul Teu servo torna conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, dou-lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá-lo. Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu'.
Diante disso Saul disse a Davi: Vá, e que o Senhor es­teja com você'.
Saul vestiu Davi com sua própria túnica, colocou-lhe uma armadura e lhe pôs um capacete de bronze na ca­beça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado com aquilo. E disse a Saul: 'Não consigo andar com isto, pois não estou acostu­mado'. Então tirou tudo aquilo e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor, e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.
Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com des­prezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. Disse ele a Davi: 'Por acaso sou um cão, para que você venha contra mim com pedaços de pau?' E o filisteu amaldiçoou Davi, invocando seus deu­ses, e disse: 'Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!'
Davi, porém, disse ao filisteu; Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exér­citos de Israel, a quem você desafiou.’” l Samuel 17:26-45.

VOCÊ SABIA?: Murray Bowen, fundador da teoria do sistema de família moderna, inventou um novo termo: diferenciação. Dife­renciação se aplica à capacidade da pessoa em administrar seus pró­prios objetivos de vida e valores sem considerar as pressões dos que estão à sua volta.
Também é a habilidade de discordar de uma pessoa e ainda manter relacionamento com ela. A outra pessoa pode discordar de você e vice-versa, mas você não precisa evitá-la, rejeitá-la ou criticá-la para se auto afirmar.
Bowen criou uma escala de diferenciação. As pessoas no nível mais baixo da escala pre­cisam de contínua afirmação e aprovação dos outros porque não têm uma consciência clara de quem elas são. Elas baseiam sua própria dignidade e iden­tidade no que outras pessoas pensam e sentem. Também po­dem evitar proximidade com outros por temerem perder a própria identidade. Sob ameaça, elas têm pouca habilidade para distinguir entre seus sentimen­tos e pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário