RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 18 de julho de 2014

LIÇÃO 4: FÉ NOTÁVEL

VERSO BÍBLICO: "Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: 'O justo viverá pela fé.'" Romanos 1:17.

FLASH: "O temor do Senhor habitava no co­ração de Lutero, habilitando-o a manter sua firmeza de propósito e levando-o a profunda humildade perante Deus. Ele tinha uma constante intuição de sua dependência do auxílio divino, e não deixava de iniciar cada dia com oração, enquanto o íntimo estava continuamen­te a respirar uma súplica de guia e apoio. 'Orar bem', dizia ele muitas vezes, 'é a melhor metade do estudo.'" O Grande Conflito, p. 122.


ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas Eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. Lembrem-se das palavras que Eu lhes disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se Me perseguiram, tam­bém perseguirão vocês. Se obedeceram à Minha palavra, também obedecerão à de vocês."
"Não me envergonho do evangelho, porque é o po­der de Deus para a salvação de todo aquele que crê; pri­meiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça quedo princípio ao fim é pela fé, como está escrito: 'O justo viverá pela fé'" "Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois to­dos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sen­do justificados gratuitamente por Sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus O ofereceu corno sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo Seu san­gue, demonstrando a Sua justiça. Em Sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a Sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
"Onde está, então, o motivo de vangloria? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no principio da fé. Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei. Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também, visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos. Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei." João 15:19-20; Romanos 1:16,17; 3:21-31.


VOCÊ SABIA?: Quando Martinho Lutero se casou, nem ele nem sua noiva, Katherine von Bora, estavam "apaixonados". Kathe­rine estava saindo de um noivado rompido com um homem a quem ela realmente amava. Martinho admitiu: "Eu não estou 'apaixona­do' ou ardendo de desejo." Ainda assim o amor de um pelo outro e por outros floresceu através dos seus 20 anos de casamento.
Com frequência, eles abri­gavam tantas pessoas doentes em estado terminal que a casa deles precisou ficar sob quaren­tena após o término da praga de 1527. Até mesmo na noite de seu casamento, Lutero não deixou de ajudar uma pessoa necessi­tada. Às 11 da noite, após todos os convidados terem se retirado, o reformador radicalista Andreas Karlstadt bateu à sua porta. Karlstadt tinha abandonado a cidade porque Lutero se opôs furiosa­mente a ele. Mas agora, quando Karlstadt tinha fugido da Guerra dos Camponeses e precisou de abrigo, Lutero o acolheu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário